A falta de representatividade no Congresso Nacional prejudica a vinda de investimentos para o sul e sudoeste de Minas
Para que haja mais leitos de UTI no sul de Minas é preciso que um deputado federal, diante do orçamento da união, mostre essa necessidade da população para que o investimento seja corretamente direcionado.
Se não temos alguém que saiba e defenda as demandas, gargalos e dificuldades diárias da nossa região, o dinheiro demora muito para chegar aqui na ponta, na nossa cidade. Isso, quando vem. Vidas são perdidas quando o tema é a saúde, a educação pode ficar prejudicada sem a devida formação de professores ou um hospital, como o Regional do Câncer, fica no papel por 10 anos, apesar da população precisar e muito dessa unidade.
O que eu quero conversar com vocês hoje é sobre a importância de a gente resgatar a representatividade do sul e sudoeste de Minas no Congresso Nacional. Há anos não temos essa representatividade.
Vou exemplificar para vocês de uma maneira rápida. Um deputado do Triângulo Mineiro recebe o pedido de 10 vagas de UTI para a região dele. Esse deputado também está ciente da necessidade de outras 10 vagas para o sul do estado. Ele entra com o projeto na casa e tem liberado o investimento para 15 unidades de UTI. Na maioria das vezes o deputado vai repassar o dinheiro de 10 leitos para a região em que ele vive e deixar os outros 5 para o sul de Minas. Se tivéssemos ao menos um deputado sul mineiro no Congresso, a partilha poderia ser mais justa. Este deputado do sul de Minas iria ter chance de batalhar de igual para igual.
Como estamos há muito tempo sem um deputado da região no Congresso Nacional, vem menos investimentos para o sul de Minas. Isso sem falar que o deputado federal é o representante do governador na esfera federal. Não havendo uma conexão direta entre o governador e o deputado sul mineiro, mais uma vez, os investimentos são postergados.
O nosso governador Romeu Zema até quer melhorar as nossas estradas, como a MG-290 que liga Pouso Alegre à Jacutinga e foi avaliada como sendo a pior do sul de Minas na pesquisa da Confederação Nacional do Transporte (CNT) em 2021. Mas ele também precisa do dinheiro do governo federal para investir na infraestrutura e é o deputado que defenderia essa bandeira no Congresso. O mesmo acontece com a MG-455, que liga Andradas a Santa Rita de Caldas. Medidas paliativas de recuperação do asfalto não funcionam para impulsionar o desenvolvimento econômico da região. É preciso um projeto definitivo, que vai despender investimento federal.
Vocês percebem como a gente tem perdido investimento, desenvolvimento, saúde, sem um deputado comprometido com a nossa região no Congresso?
Outro drama da nossa população é o hospital Regional do Câncer. Há 10 anos, durante o meu mandato como prefeito de Caldas, eu e outros prefeitos da região tivemos um projeto aprovado para a construção da unidade. A pedra fundamental foi inaugurada, mas o estado acabou suspendendo o convênio. No início deste ano veio a notícia de uma reinauguração da pedra fundamental, no mesmo local de dez anos atrás. Eu estou na torcida que desta vez o projeto possa mesmo sair do papel e não ficar como uma história do passado, como da outra vez. Mas você entende que se tivéssemos um deputado federal buscando essa verba todo o dia no Congresso, indo aos Ministérios competentes, essa obra já não poderia ter sido realizada?
É pessoal, a gente precisa unir o sul e sudoeste de Minas para que tenhamos representatividade efetiva no Congresso Nacional a partir de 2023. Converse com os amigos e familiares sobre o que acabou de ler. É importante as pessoas votarem em um representante da região, votar em quem vivencia o mesmo que elas. Minas vai eleger nas próximas eleições 53 deputados federais, só perde para o estado de São Paulo que tem 70 cadeiras. Não é possível que o sul e sudoeste de Minas, serão mais uma vez renegados. Vamos juntos mudar este cenário e reconquistar o protagonismo que a nossa região merece.
—
Ulisses Guimarães
Médico Veterinário, Produtor Rural e Gestor Público
—
Muito bom a gente compartilhar informações, não é mesmo?
Anote aí meu WhatsApp (35) 9776-0015 para trocarmos mensagens.
Me conte sua experiência e opinião.
Nos siga também nas redes sociais: Instagram: @ulissesguimaraesborges e Facebook: @UlissesBorgesGuimaraes ou acesse o site https://ulissesguimaraes.com.br/
De extrema importância ter um representante com compromisso, como o Dr Ulisses Ulisses Guimarães, como pre-cadidato a Deputado federal. Que com certeza vai continuar se empenhado como gestor público.
Excelente texto. A mais pura realidade. Seguramente vou repassar
Excelente! Realmente, precisamos de um representante nosso por lá e, de preferência, um como o senhor, que conhece as necessidades da região e está disposto a trabalhar por elas, lutando por melhorias para o nosso sul de Minas.
Concordo plenamente com Ulisses. Precisamos ter quem lute e quem viva por aqui , só quem vive o problema tem realmente o interesse em resolvê_lo. Tenho certeza que esse é o objetivo de Ulisses. Mesmo não estando como nosso representante tem lutado muito por nossa região , e como tem ajudado . Precisamos de gente como a gente , gente da gente , juntos alcançaremos esse objetivo. Se Deus quiser , Ulisses será nosso representante.
Com certeza é muito importante termos um representante na Câmara dos deputados em Brasília, pq poderá brigar em prol de nossas causas! Eu sempre penso que quem não é visto, não é lembrado! Precisamos sim, alguém da nossa região para defender o Sul de Minas, nas altas esferas, para conseguirmos as verbas necessárias para o desenvolvimento de nossa Região!
Estarei sempre torcendo por vc, Ulisses! …e vou repassar!
Parabéns pelo seu trabalho e com certeza apartir de janeiro será melhor aínda