Ulisses Guimarães participa de live com o Conselho Regional de Medicina Veterinária de Minas Gerais

Ulisses Guimarães, além de ser gestor público, é médico veterinário. Quando foi prefeito de Caldas criou políticas públicas para a valorização e contratação de mais médicos veterinários. Por causa dessa experiência, ele foi um dos convidados da live realizada nesta quinta-feira (22) com o diretor do Conselho Regional de Medicina Veterinária de Minas Gerais (CRMV/MG), Dr. Bruno Divino e o estudante de veterinária Matheus Furtado. O tema foi a valorização da medicina veterinária.

O Dr. Bruno relatou que chegam muitas reclamações no Conselho sobre as jornadas exaustivas, os valores de impostos e a baixa remuneração. Ulisses explicou que um dos principais fatores para esta situação, é que apesar do profissional ser reconhecido como da área de saúde desde da década de 1990, ele ainda responde somente ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

“ Vale lembrar que 75% das doenças que nos acometem são zoonoses, como a dengue, a covid-19 ou raiva. Os veterinários têm papel fundamental nesse cuidado com a saúde pública, por isso quero trabalhar para que a atividade seja vinculada ao Ministério da Saúde. Dessa maneira a gente conseguirá reduzir os impostos das clínicas, medicamentos e exames, como já acontece com as clínicas médicas. Precisamos colocar a Medicina Veterinária no “Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde” (CNES), desonerando a nossa classe”, explicou Ulisses.

Outro ponto levantado na live foi sobre a baixa contratação de veterinários pelo poder público, já que vigilância sanitária, centros de zoonoses e conselhos de saúde precisam dos profissionais. Ulisses, que como gestor, conseguiu não só contratar mais veterinários, como implantou uma Clínica Municipal Animal para atender cães e gatos abandonados e animais de famílias de baixa renda, ressaltou que ainda faltam articulação política e união dos colegas para garantir essa valorização.

“ Gente, além das prefeituras trabalharem sem um veterinário como responsável técnico em alguns setores, por lei, deveríamos participar efetivamente do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF). O programa é constituído por equipes multiprofissionais e também compreende médicos veterinários graças à Portaria GM/MS nº 2.488 de 21 de outubro de 2011. Infelizmente, apenas a existência desta portaria não garante a nossa presença. Temos que ter leis mais rígidas para garantir essas contratações”.

Live com diretor do CRMV foi transmitida pelo Instagram

Ulisses, que é candidato a deputado federal, se colocou como o representante legítimo da medicina veterinária no Congresso Nacional e para isso pediu   justamente a união dos profissionais para que as mudanças ocorram.

Ele falou ainda sobre a importância da parceria do poder público com clínicas particulares para atender os animais das famílias de baixa renda. E sobre o SUS Animal, uma realidade que já acontece em Belo Horizonte e região metropolitana, e precisa ser regionalizada com a construção de Hospitais Públicos Veterinários.

Temas como a guarda responsável, castração, abrigos, doação e os maus tratos contra os animais também foram abordados. No fim, todos concordaram que é fundamental a classe se unir para haja efetiva valorização da medicina veterinária.

“ Nós médicos veterinários precisamos estar presentes na construção das políticas e estratégias da saúde pública nacional. Só assim seremos ouvidos e valorizados. Eu serei o médico veterinário representante de todas essas demandas”, finalizou Ulisses Guimarães

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *