Na manhã de segunda-feira, 23, Ulisses Guimarães, participou do debate Mano a Mano, transmitido pela rádio Jovem Pan Poços de Caldas, junto com o candidato, Eloísio do Carmo Lourenço. Durante o debate, Ulisses apresentou suas principais propostas de governo, como mobilidade, educação, saúde e bem-estar animal. No entanto, o momento também foi marcado por um episódio de intolerância religiosa por parte de Eloísio, que gerou desconforto.
Mobilidade Urbana e Transporte Público
Um dos temas centrais do debate foi a questão da mobilidade urbana. Ulisses apresentou seu projeto de implementação da tarifa zero no transporte público aos finais de semana, buscando facilitar o deslocamento da população para atividades de lazer e trabalho. Segundo ele, essa medida seria um passo importante para Poços de Caldas e seu grande potencial turístico.
Além disso, propôs a construção de um Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), um sistema de transporte moderno e eficiente. O VLT teria o objetivo de atender todas as regiões da cidade. “Nossa proposta é baixar o preço da passagem, pagar a gratuidade, que hoje a população que paga, assim automaticamente a passagem cai para R$ 4.00 e a tarifa zero nos finais de semana. Assim a população pode ir para o lazer, para igreja e, como somos uma cidade turística, também para o trabalho. Todos os bairros que vamos reclamam da falta de ônibus e vamos ampliar as linhas. Vamos trazer um VLT para todas as regiões, principalmente a zona oeste. Temos vários projetos dentro do Ministério das Cidades, vamos buscar e fazer isso, temos que apostar na modernidade, inovação e mobilidade”, afirmou Ulisses.
Educação: Mais Creches e Escola de Tempo Integral
Outro ponto de destaque foi a educação. Ulisses abordou a falta de vagas em creches, um problema que afeta mais de 1300 crianças na cidade. Ele propõem a construção de seis novas creches, sendo uma localizada no distrito industrial. Além disso, pretende realizar parcerias com instituições privadas, o que ajudaria a reduzir a longa fila de espera.
Além de resolver a questão das creches, Ulisses se comprometeu a implantar escolas de tempo integral, oferecendo material didático de qualidade semelhante ao das escolas particulares. Essa iniciativa busca elevar os índices educacionais de Poços, que nos últimos anos têm ficado abaixo da média nacional no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
Outro ponto central de suas propostas educacionais é a valorização dos professores, com o compromisso de pagar salários acima do piso nacional e oferecer melhorias na infraestrutura escolar, como reformas e distribuição de uniformes para todos os alunos.
Saúde: Modernização e Revisão de Contratos
Na área da saúde, Ulisses falou sobre a necessidade de modernizar o atendimento público com a implantação do prontuário eletrônico, uma medida que facilitaria o acesso ao histórico médico dos pacientes e tornaria o sistema mais eficiente.
Ele também falou da atual gestão do contrato com a Santa Casa de Salto de Pirapora, que administra boa parte dos serviços de saúde da cidade. “Temos que rever o contrato da Santa Casa de Salto de Pirapora, são R$ 142 milhões e não temos a prestação de contas, a fila zero é só marketing e os atendimentos para população não estão sendo feitos”, disse Ulisses.
Charretes e Bem-estar Animal
Ulisses também abordou a polêmica em torno das charretes usadas no turismo local. Ele reafirmou seu compromisso em ajudar os donos dos cavalos e encontrar uma nova destinação para os animais. Uma das ideias seria comprar os cavalos e utilizá-los em programas de equoterapia, um tratamento que usa cavalos para ajudar no desenvolvimento físico e emocional de pessoas com necessidades especiais.
Outra proposta foi a construção de um Hospital Público Veterinário, uma demanda antiga de protetores dos animais e ONGs da cidade. Essa unidade serviria para cuidar dos animais em situação de risco, além de oferecer atendimento veterinário acessível para a população.
Turismo e Segurança Pública
Durante o debate, Ulisses destacou a importância de modernizar o turismo em Poços de Caldas, uma cidade que já é referência no setor, mas que precisa de novos investimentos para continuar atraindo visitantes, como a criação de um centro de convenções para o turismo de negócios.
No que diz respeito à segurança pública, Ulisses falou sobre a necessidade de valorização e informatização da Guarda Municipal, promovendo o treinamentos e melhores condições de trabalho para os profissionais. A ideia é que uma guarda mais equipada e motivada possa atuar de maneira preventiva, aumentando a sensação de segurança na cidade.
Valorização dos Servidores Públicos
Ao falar sobre a gestão pública, Ulisses fez questão de ressaltar que será um administrador aberto ao diálogo. Ele enfatizou a importância de valorizar os servidores públicos, garantindo boas condições de trabalho e respeitando os direitos adquiridos.
Ato de Intolerância religiosa
Em um certo momento do debate, Eloísio fez um comentário de intolerância religiosa ao dizer, de forma pejorativa, que Ulisses é devoto de Nossa Senhora Aparecida e agora é “crente”. Ulisses respondeu, alertando-o sobre o teor preconceituoso de sua fala: “Sou cristão com muito orgulho. Minha esposa é evangélica e, quando a conheci, comecei a frequentar a igreja evangélica. Nos casamos na Igreja do Evangelho Quadrangular e tenho muito orgulho de hoje frequentar a igreja evangélica com minha esposa. Todos nós somos cristãos e queremos fazer o bem; aqui não existe diferença entre ninguém. O senhor está desrespeitando os evangélicos. Tenho muita fé em Deus, sou cristão, e o senhor desrespeita e mistura religião com política.”
Ulisses Guimarães finalizou sua participação no debate reafirmando que é o candidato mais preparado para administrar Poços de Caldas. Ele relembrou sua experiência como prefeito e destacou sua capacidade de trazer grandes recursos para a cidade, além de colocar em prática um Plano de Governo focado na modernização, inclusão e melhoria da qualidade de vida.
“Nosso Plano de Governo é o maior e melhor para Poços de Caldas e já fui prefeito, sei como fazer e sei trazer grandes recursos para cidade. Eu tenho certeza que, se você quer uma Poços de Caldas melhor, que pode muito mais e merece muito mais, vote no dia 6 de outubro, em Ulisses 15”, finalizou o candidato.
Com Ulisses e Rovilson da Caldense, Poços Pode Muito Mais, eles são os que apresentam o melhor Plano de Governo para Poços de Caldas.
Vote 15.
COLIGAÇÃO POÇOS PODE MUITO MAIS: MDB | AGIR | AVANTE | MOBILIZA | PDT | PRD | SOLIDARIEDADE | UNIÃO BRASIL • CNPJ 56.490.396/0001-57