Vacina contra o câncer tem resultados esperançosos na Inglaterra

Em Poços de Caldas, depois de 10 anos de espera, é publicado edital para a construção do Hospital Regional do Câncer

Esperança é um sentimento que mexe com a gente. Ela nos inspira e nos dá energia durante a caminhada. Ao ler os jornais pela manhã fiquei embebido nessa sensação ao saber que estudos com vacinas contra o câncer estão surtindo efeitos positivos.

Isso mesmo, imagine a gente ter vacina contra o Câncer? Eu mesmo já tive duas pessoas da minha família que passaram por tratamento e sei o quanto é difícil para o paciente e familiares. E em muitos casos sabemos que nem há tratamento, infelizmente. Mas aí está a ciência, mais uma vez nos transportando para essa dimensão da esperança, da efetividade, da realização. Vivenciamos isso com a vacinação contra a Covid-19, não é mesmo?

A vacina contra o câncer produzida a partir do DNA do próprio paciente, alcançou resultados iniciais esperançosos em estudos clínicos do Clatterbridge Cancer Center, um dos principais centros de estudos médicos da Inglaterra.

Ela foi aplicada como tratamento complementar em cânceres de cabeça e pescoço, aqueles que acometem as regiões da boca, faringe (garganta), laringe e cavidade nasal, bem como a pele, glândulas salivares, vasos sanguíneos, músculos e nervos da região, além da glândula tireoide.

Nenhum dos oito primeiros pacientes vacinados teve recaída. Por outro lado, o câncer voltou em dois de oito pacientes que não haviam sido imunizados. Embora os números ainda sejam pequenos para conclusões estatísticas, entre os pesquisadores, há um otimismo para as próximas fases da pesquisa.

Vale a gente reforçar que Clatterbridge Cancer Center foi o primeiro hospital inglês a oferecer o tratamento. Um pequeno ensaio clínico com doentes com câncer nos ovários na França e nos EUA também vem mostrando resultados promissores.

E se os pesquisadores e cientistas estão focados neste futuro próximo de vacinas e novos tratamentos contra os mais diferentes tipos de Câncer, nós aqui, temos a responsabilidade cidadã e política de oferecer acesso aos tratamentos e melhorar a qualidade de vida dos pacientes.

Hospital do Câncer em Poços de Caldas

Há 10 anos, durante o meu mandato como prefeito de Caldas, eu e outros prefeitos da região apresentamos ao então governo do estado o projeto para a construção de um Hospital Regional do Câncer. O projeto foi aprovado, o dinheiro liberado, o terreno foi comprado na cidade de Poços de Caldas e a pedra fundamental inaugurada. Mas infelizmente, o projeto não saiu do papel, o convênio assinado com o governo do estado foi suspenso e o dinheiro teve que ser devolvido. Teve ainda a troca de governos, a falta gestão política de alguns administradores da região e a falta de união para que o projeto se concretizasse.

No início deste ano veio a notícia de uma reinauguração da pedra fundamental, no mesmo local de dez anos atrás. Um edital foi publicado para que uma empresa realize a construção do tão sonhado e esperado Hospital do Câncer de Poços de Caldas. Eu estou na torcida que desta vez o projeto possa mesmo sair do papel e não ficar como uma história do passado, como da outra vez. Afinal, se passaram dez anos. Imagine quantas vidas se foram e quantos poderiam ter sido tratadas com mais dignidade.

Com todo esse imbróglio, a gente percebe o quanto é importante neste ano de 2022, elegermos deputados e senadores da nossa região. Precisamos de representantes que conheçam a nossa realidade, utilizem os mesmos serviços que a população, porque só assim haverá conhecimento, entendimento e empatia sobre a realidade dos moradores do sul e sudoeste mineiro.  Precisamos de pessoas com esse comprometimento para realmente encontrarmos a solução para o Hospital do Câncer em Poços de Caldas.

 

Ulisses Guimarães
Médico Veterinário, Produtor Rural e Gestor Público

Muito bom a gente compartilhar informações, não é mesmo?
Anote aí meu WhatsApp (35) 9776-0015 para trocarmos mensagens.
Me conte sua experiência e opinião.

Nos siga também nas redes sociais: Instagram: @ulissesguimaraesborges e Facebook: @UlissesBorgesGuimaraes ou acesse o site https://ulissesguimaraes.com.br/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *